LITURGIA

LEITORES

Os leitores são pessoas leigas que sentiram o chamamento para servir a Deus através da vivência e da proclamação da Palavra, servindo a comunidade paroquial, nas missas e demais celebrações litúrgicas da Paróquia.

Ler a Palavra de Deus, não é como ler um livro ou um texto qualquer. De facto, os leitores não lêem apenas um texto em voz alta, mas proclamam a Palavra - ou seja, anunciam a Boa-Nova, leem de tal forma a transmitir a mensagem da Sagrada Escritura, na sua autenticidade, com o carácter e a emoção própria daquela leitura.

Por isso, os leitores preparam-se: lendo a liturgia previamente, treinando a dicção, as respirações, as pausas, orando, meditando, estudando e perscrutando a Palavra de Deus antes de cada celebração. Há que entender a Palavra, para poder transmiti-la.


O leitor não conta uma história à assembleia, mas antes testemunha a Verdade em que acredita, que experiencia, que vem de uma proximidade viva com a Palavra.

A sua postura deve ser de grande respeito pela Palavra e pelos sinais e de sentido de responsabilidade, que se vêm na delicadeza com que se dirige ao ambão, como trata o leccionário, como se vestiu para a ocasião, na sua forma de estar no ambão. Deve estabelecer contacto visual com a Assembleia, projetar a voz e tudo fazer para que as pessoas percebam cada palavra que lê.

O Ministério dos Leitores

O leitor deve a cada dia desenvolver o conhecimento e o suave e vivo amor da Sagrada Escritura, de modo a tornar-se um discípulo mais perfeito do Senhor. (Papa Paulo VI)

Este serviço é tão importante para a Igreja Católica que é um ministério instituído, à semelhança do dos acólitos. Numa paróquia podem haver leitores instituídos - função que tem um carácter mais permanente e um rito próprio no Pontifical Romano e leitores não instituídos que fazem um compromisso anual, recebendo a “bênção dos leitores”, que está no Cerimonial das Bênçãos. Na nossa paróquia, costumamos fazê-lo no Dia da Palavra de Deus (III Domingo do Tempo Comum).

Quando o Leitor é instituído é-lhe entregue o livro das Escrituras, e é-lhe dito: «Recebe o livro da Sagrada Escritura e anuncia fielmente a Palavra de Deus, para que ela seja cada vez mais viva no coração dos homens» (ILA 11). Esta é a missão do Leitor.

Como me posso tornar Leitor(a)?

Dirija-se a um dos leitores no final de qualquer eucaristia. Certamente irá indicar-lhe quem é o coordenador(a) de leitores actual.
Poderá também falar com o Paróco ou com o Diácono Vasco.

Depois será integrado(a) no grupo de Leitores, participando nas suas reuniões, encontros de formação, grupo de WhatsApp, etc.
Quando já estiver preparado(a) para proclamar a Palavra e depois de fazer o compromisso e receber a “bênção dos leitores”, será integrado(a) na escala mensal, passando a servir assim a comunidade.

Diretório de Lecionários em PDF (Secretariado Nacional de Liturgia)

Liturgia Diária (Secretariado Nacional de Liturgia)

Calendário litúrgico online - G Catholic

Livro do Leitor - VI Parte, em PDF (com áudios exemplificativos)

Calendário litúrgico para integrar no Google Calendar (Secretariado Nacional de Liturgia)

Recursos para Leitores

Atenção: só é possível integrar o calendário Google através de computador, mas ficará também visível no telemóvel depois de importado.
Ao clicar neste link será feito o download de um ficheiro .ics.

Como integrar a agenda litúrgica no Google Calendar:

1 – Entrar no Calendário Google
2 - Ir a “Definições”
3 – Clicar no separador “Calendários” e aceder a “Importar calendário”
4 - Localizar e selecionar o ficheiro agenda2026.ics
5 - Carregar em “importar”

Dica: se não quiser que a agenda litúrgica fique gravada no seu calendário normal do dia-a-dia, crie um calendário novo primeiro: Definições —> Ad

Nota: apesar de a importação ser feita através de computador, o calendário fica disponível no telemóvel também.