COMUNIDADE
FRATERNIDADE LEIGA
DE SÃO DOMINGOS
O que é
a Fraternidade Leiga de São Domingos?
As Fraternidades Leigas de São Domingos (F.L.S.D.) são compostas por leigos e leigas adultos, que decidem seguir as pegadas de São Domingos de Gusmão e fazer parte da Família Dominicana como membros do ramo leigo da Ordem dos Pregadores.
Em Portugal, existem 10 Fraternidades leigas dominicanas. A mais antiga tem já mais de 300 anos.
Na nossa Paróquia, começou com um pequeno núcleo a 12 de Janeiro de 1988 e foi depois elevada a Fraternidade a 26 de Novembro de 1993, sob o nome Fraternidade Leiga de São Domingos de Benfica.
Actualmente, os nossos encontros acontecem nas primeiras terças-feiras de cada mês, às 15h00, na Paróquia. Venha fazer parte da Família!
Saiba mais…
Modo de Vida e Missão de um Leigo Dominicano
A vida de um leigo dominicano é um misto de contemplação e ação, movido pelo princípio dominicano de
"Contemplar e dar aos outros os frutos da contemplação".
A sua missão apostólica vem de dentro:
1º CONTEMPLA - através da escuta da Palavra, do estudo litúrgico e teológico e da meditação e oração regular, que lhe dá maior proximidade com Deus e com a Palavra
e depois PREGA (evangeliza) - esta pregação é feita não só por palavras mas, em grande parte, com a sua vida concreta em sociedade: em casa, no trabalho, na paróquia, nos transportes públicos, etc.
Este modo de vida não acontece na solitude, mas sim no seio de uma Fraternidade - uma comunidade local de irmãos e irmãs leigos e em comunhão com toda a Família Dominicana - monjas, frades, irmãs de vida activa, leigos de outras Fraternidades Leigas, presbíteros das Fraternidades Sacerdotais de São Domingos e jovens do MJD (Movimento Juvenil Dominicano).
É “fortalecido pela comunhão fraterna”* que o leigo dominicano cumpre a sua missão: dá testemunho da própria fé, está atento às necessidades dos outros, serve a verdade, serve a Igreja, manifesta misericórdia para com todos, defende a liberdade, promove a justiça e a paz.
Um leigo dominicano deve também:
fazer uma vivência regular dos sacramentos: participar na Eucaristia, se possível diariamente, e nas demais celebrações litúrgicas e confessar-se com regularidade;
celebrar a Liturgia das Horas, na medida do possível;
rezar o Rosário mariano (terço)
ser devoto à Virgem Maria, São Domingos e Santa Catarina de Sena;
participar nas reuniões / encontros espirituais da Fraternidade
estar disponível para ajudar os outros, tanto na paróquia como fora dela;
defender a “dignidade da pessoa humana, da vida e da Família”*;
“promover a unidade dos cristãos e o diálogo com os não-cristãos e não-crentes”*, tendo uma postura de disponibilidade, abertura e caridade para com o outro, todos os outros.
* (extractos da Regra de Vida das F.L.S.D.)
Ser dominicano é viver o ser cristão de um modo particular - o modo de São Domingos.
Fazer parte da Família Dominicana é uma riqueza, um dom de Deus.
Como me posso tornar um(a) leigo(a) dominicano(a)?
O primeiro passo é vir a um encontro da nossa Fraternidade! Reunimos nas primeiras terças-feiras de cada mês, às 15h00, na Paróquia. Se não conseguir aparecer, fale com o Pároco e manifeste a intenção de se juntar a nós.
O início | ser simpatizante
Tornar-se um(a) leigo(a) dominicano é uma caminhada gradual que começa vindo aos encontros, primeiro como simpatizante. Nesta fase aprenderá, entre outras coisas, sobre o carisma de São Domingos, os estatutos da Fraternidade Leiga, a doutrina social da Igreja.
Entrar na Família Dominicana
Se depois de instruído sobre este carisma e de experimentar a vida da Fraternidade quiser dar o passo de integrar a Família Dominicana fará a Promessa provisória. A partir desse momento é um leigo dominicano e faz parte da Família!
Entregar-se a Deus para sempre
Depois de algum tempo vivendo do modo dominicano, conforme a maturidade espiritual e orientação do assistente e promotora da fraternidade, poderá dar o passo de fazer a Promessa definitiva, firmando este compromisso como ato de consagração para o resto da vida.
Em que atividades participamos?
Para além da reunião mensal da nossa Fraternidade, participamos em eventos da Família Dominicana, como:
celebração das festas dos Santos da Ordem, usualmente no Convento de São Domingos
Passeio anual da Família Dominicana (poderá ser uma viagem internacional)
Peregrinação Nacional do Rosário e da Família Dominicana ao Santuário de Fátima (anual)
formações, conferências e outros eventos promovidos pela Família Dominicana