SACRAMENTOS
Baptismo
“No Baptismo cada criança é inserida numa comunidade de amigos que nunca a abandonará na vida nem na morte. Este grupo de amigos, esta família de Deus na qual agora a criança é inserida, acompanhá-la-á sempre, também nos dias de sofrimento, nas noites escuras da vida; dar-lhe-á consolo, conforto e luz.” (Papa Bento XVI)
-
O Baptismo é o primeiro sacramento, que nos integra na Igreja, na família Católica e que marca o início de uma vida de fé.
“O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito («porta da vida espiritual») e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo Batismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão” (Catecismo da Igreja Católica, n.º 1213).
-
Chama-se Baptismo, por causa do rito central com que se realiza: baptizar significa «mergulhar», «imergir». A «imersão» na água simboliza a sepultura do catecúmeno na morte de Cristo, de onde sai pela ressurreição com Ele como «nova criatura» (2 Cor 5, 17; Gl 6, 15).
É possível baptizar uma criança por imersão na Igreja católica, mas por questões práticas, a infusão (derramamento de água na cabeça) é a forma mais comum.
Percursos de Baptismo
Bebés & Crianças
até aos 7 anos
Crianças
com + de 7 anos
Jovens,
a partir dos 15 anos
Adultos (+ 18 anos)
Baptizar uma criança | Tudo o que precisa saber
Baptizar uma criança | Tudo o que precisa saber
Antes do Baptismo
O que é o Baptismo?
Preparação para o Baptismo
Escolher os padrinhos
O Processo | Documentação
Preparar a celebração litúrgica
-
Description text goes here
-
Description text goes here
-
Description text goes here
O dia do Baptismo
Os principais momentos da celebração e o seu significado
Questões a ter em conta
Percursos de Baptismo
Qualquer pessoa não baptizada pode pedir o Baptismo. As condições para receber este primeiro sacramento variam consoante a idade:
Bebés & Crianças até aos 7 anos
Nestas idades, são os pais que pedem o Baptismo para os seus filhos, apresentando a criança à comunidade junto com os padrinhos. São eles - pais - que assumem o compromisso de educar na fé cristã os seus filhos, apoiados pelos padrinhos que devem ser exemplo para os afilhados.
A preparação é feita pelos pais e/ou padrinhos, que podem escolher uma das sessões de preparação para o Baptismo, de entre as datas disponibilizadas pela paróquia. Basta ir a um encontro.
A data da celebração é escolhida pelos pais, conforme a disponibilidade da paróquia.
Jovens, a partir dos 15 anos
Quem procura e pede o Baptismo é o próprio.
Conforme a idade, maturidade, disponibilidade e outros fatores, estes jovens poderão ser integrados no último ano da catequese da adolescência ou fazer o percurso de iniciação cristã da catequese de adultos, em preparação para os sacramentos que irão receber.
No dia do Baptismo receberão também os sacramentos da Eucaristia (Comunhão) e da Confirmação (Crisma).
A data habitual para a celebração é a Vigília Pascal, recebendo os sacramentos em conjunto com outras pessoas (se houver outras crianças com +7 anos, jovens ou adultos para serem baptizados) numa celebração comunitária.
Após receberem os sacramentos, dão continuidade à sua vida cristã e paroquial no Grupo de Jovens e/ou outros grupos e movimentos da paróquia.
Crianças com + de 7 anos
A partir dos 7 anos, a criança já faz o seu próprio percurso baptismal, no contexto da catequese, com a autorização dos pais.
No dia do Baptismo, já é a própria criança que pede o Baptismo e assume o compromisso de querer dar continuidade a uma vida cristã.
Apesar disso, os pais, bem como os padrinhos, continuam a ter um papel muito importante na sua educação cristã.
Usualmente, receberá nesse dia não só o sacramento do Baptismo, mas também da Eucaristia (Primeira Comunhão), no Domingo da Páscoa.
Neste caso, o Baptismo é celebrado numa eucaristia comunitária, provavelmente com outras crianças que também receberão os sacramentos.
Adultos (+ 18 anos)
Quem procura e pede o Baptismo é o próprio, devendo fazê-lo em plena consciência.
O adulto que busca o Baptismo faz um percurso de Catecumenado, que inclui: a catequese de adultos - encontros de iniciação cristã e de preparação para os sacramentos; a participação na vida paroquial e um modo de vida que deverá alinhar-se, cada vez mais, aos valores cristãos e ao exemplo de Jesus.
A preparação tem a duração de um ano pastoral (Outubro a Maio/Junho) ou mais e o grupo reúne semanalmente às sextas-feiras, às 21:30h.
O sacramento do Baptismo é celebrado juntamente com a Eucaristia (Comunhão) e a Confirmação (Crisma), usualmente na Vigília Pascal (Sábado Santo). Se não se realizar na Vigília Pascal, é marcada uma data conforme a disponibilidade do senhor Bispo que, nesse cado, presidirá ao Rito, que se segue à conclusão do percurso de Catecumenado. a estabelecer em cada ano.