
Cartório
Matrimónio
Informações — O Processo
A celebração do Matrimónio deve realizar-se numa das paróquias do casal, pois é nelas que vivem toda a sua vida cristã. No entanto, pode haver motivos para optar por realizar a cerimónia noutra paróquia ou igreja.
Assim que decidirem casar-se, deverão dirigir-se o mais cedo possível a uma das vossas paróquias para:
— Obter informações sobre tudo o que é necessário organizar;
— Marcar a data e o local da celebração do vosso Matrimónio, tendo em conta que, em algumas paróquias e igrejas, a marcação deve ser feita com bastante antecedência.
A preparação dos documentos necessários para a celebração do Matrimónio deve começar cerca de três meses antes da data prevista. Como o matrimónio na Igreja Católica tem validade civil, será necessário organizar dois processos:
— O processo da Igreja, que deve ser preferencialmente organizado na paróquia da noiva;
— O processo do registo civil, que deve ser tratado na Conservatória do Registo Civil da área de residência de um dos noivos, onde deverão solicitar um certificado para casamento, com validade de 180 dias (seis meses).
Documentação
Processo da Igreja
Processo do Registo Civil
Cartões de Cidadão de ambos (atualizados);
Data e paróquia do batismo de cada um. Podem verificar se o vosso batismo está averbado na Cédula de Nascimento ou se possuem a Cédula da Vida Cristã.
Cartões de Cidadão de ambos (atualizados);
Certidões de nascimento, que devem ser solicitadas nas Conservatórias onde os vossos nascimentos foram registados (levar a Cédula ou Boletim do Nascimento ou uma fotocópia).