Santa Unção

Jesus Cristo, Filho de Deus, encarnou no seio da Virgem Maria e fez-se Homem para nos salvar e nos conduzir à vida divina. Pela Sua Paixão, Ele entregou-se por cada um de nós e ressuscitou ao terceiro dia para nos dar a vida que não tem fim. Hoje, Ele permanece e a sua obra continua presente na Igreja através dos sacramentos. Os sacramentos da Igreja tornam presentes as palavras e os gestos salvíficos de Jesus para nos dar a vida de Deus. Os sacramentos instituídos por Jesus são sete: o Baptismo, a Confirmação, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimónio. Estes sacramentos abrangem todas as etapas da nossa vida e dão sentido aos momentos mais cruciais da vida de um cristão.

O Senhor Jesus é o médico das nossas almas e dos nossos corpos. Ele perdoou os pecados ao paralítico e restitui-lhe a saúde do corpo (Mc 2, 1-12). Ele hoje deseja que a sua Igreja continue a sua obra de cura e salvação através da força do Espírito Santo. É este o sentido dos dois sacramentos da cura: A penitência ou reconciliação e a unção dos enfermos.

A Unção dos Enfermos

Escutemos São Tiago na sua Epístola:

Algum de vós está doente? Chame os presbíteros da Igreja e que estes orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o doente e o Senhor o aliviará; e, se tiver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. (Tg 5, 14-15)

O dom do sacramento dos Enfermos… Porquê?

O Sacramento da Unção dos Enfermos vem em auxílio do cristão confrontado com as dificuldades de uma doença grave ou com as limitações da idade avançada. Pode-se receber este sacramento da unção sempre que se é acometido por uma doença grave ou pela idade avançada.

Assim sendo, o cristão confrontado com uma doença grave ou com as dificuldades de saúde, próprias da idade avançada ou quando é submetido a uma operação de risco deverá solicitar aos presbíteros este sacramento.

Quando se deve receber este sacramento?

Em plena consciência e lucidez, ainda antes de perder a consciência. Não se trata da extrema unção mas sim de um sacramento dos vivos que vem em auxílio daqueles que padecem uma doença grave (para os moribundos o sacramento próprio é a comunhão do Corpo de Cristo em forma de viático). Este sacramento pode receber-se sempre que haja uma recaída do estado de doença, uma inquietação ou uma nova doença grave.

Como se recebe este sacramento?

Só os sacerdotes (Bispos e Presbíteros) podem administrar este sacramento. Os dois sinais principais são a imposição das mãos (os sacerdotes rezam sobre os doentes) e a unção com o óleo santo dos enfermos benzido pelo Bispo diocesano na manhã de Quinta-Feira Santa, na fronte - sede do pensamento - e nas mãos - sede da acção.

Depois de rezar sobre o doente, o Sacerdote toma o Santo Óleo e unge o doente na fronte e nas mãos, dizendo uma só vez:

Por esta santa Unção

e pela sua infinita misericórdia,

o Senhor venha em teu auxílio

com a graça do Espírito Santo

R. Amen.

para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve

e, na sua bondade, alivie os teus sofrimentos.

R. Amen.

Quais os frutos deste sacramento?

Uma força especial e um conforto para viver, e, se for essa a vontade de Deus, uma melhora do estado de saúde. Mesmo quando não há melhoria do estado de saúde, este sacramento permite experimentar a paz e a coragem para suportar os sofrimentos da doença e da idade avançada com uma graça de força, de perdão e de purificação.replika klockor

Os frutos do sacramento são:

• A união do doente ao sofrimento e à Paixão de Jesus para o seu bem e para o bem de toda a Igreja.
  • O reconforto, a paz e a coragem para suportar os sofrimentos da idade avançada e da doença.
  • O perdão dos pecados, quando a doença já não permite a confissão sacramental.
  • As melhoras da saúde, se for essa a vontade de Deus e se no plano salvífico de Deus, contribuir para o seu crescimento espiritual.
  • A preparação para a morte, passagem à vida eterna.

Como preparar?

• Para receber qualquer sacramento o cristão deve estar em estado de graça, sem consciência de culpa grave.
    • Deve rezar e pedir a Deus que o ajude a conformar-se com a Sua vontade Santa.
    • Deve contemplar Cristo crucificado e pedir-lhe a graça de se identificar com a sua paixão gloriosa e de contribuir assim para o crescimento espiritual da Igreja.

imitazioni rolex

• Não deve receber este sacramento esperando uma cura milagrosa. O fruto principal do sacramento é a graça da pacificação e do alívio espiritual e corporal das dores. Se for a vontade de Deus e se contribuir para o bem da Igreja, o doente experimentará também as melhorias significativas.