O PROCESSO

(“TRATAR DOS PAPÉIS”)

A celebração do matrimónio deve realizar-se numa das vossas paróquias pois é nelas que vivem toda a vossa vida cristã. Pode, porém, haver motivos que vos levem a realizar a celebração do vosso casamento noutra paróquia, ou noutra igreja.

Uma vez que decidiram casar-se, deverão, logo que possível, dirigir-se a uma das vossas paróquias:

• - Para se informarem com tempo e antecipadamente de tudo o que é necessário organizar;
    - Para marcar a data e o local da celebração do vosso Matrimónio, tendo presente que, nalgumas paróquias e igrejas, a marcação deverá ser feita com muita antecedência.

A organização dos documentos necessários para a celebração do Matrimónio deve começar cerca de três meses antes da data prevista. Uma vez que o Matrimónio pela Igreja Católica também tem validade como casamento civil, terão de ser organizados dois processos:

O PROCESSO DA IGREJA, que deve ser preferentemente organizado na paróquia da noiva;

O PROCESSO DO REGISTO CIVIL, que deve ser organizado na Conservatória do Registo Civil da área de residência de um dos noivos, onde deverão pedir um CERTIFICADO PARA CASAMENTO, que tem a validade de 180 dias (seis meses).

Os documentos necessários são os seguintes:

PROCESSO DA IGREJA:
- Os vossos Bilhetes de Identidade devidamente actualizados;
- A data e a Paróquia do Baptismo de cada um de vós.

Podem ver se o vosso Baptismo está averbado na Cédula de nascimento ou se têm a vossa Cédula da Vida Cristã.

PROCESSO DO REGISTO CIVIL:

• Os vossos Bilhetes de Identidade devidamente actualizados;
    As vossas Certidões de nascimento, que devem ser pedidas nas Conservatórias onde se encontram os registos dos vossos nascimentos (ver e levar a Cédula ou Boletim do Nascimento, ou, pelo menos, uma fotocópia).

Não se esqueçam de referir a existência de situações especiais: celebração fora da paróquia, que exige a "transferência" do processo; nacionalidade estrangeira de um dos noivos, que obriga a formalidades especiais no processo do Registo Civil; etc.

Na Conservatória do Registo Civil deverão também informar-se sobre o regime de bens do casamento.

Para celebrarem o vosso Matrimónio, não basta apenas tratar dos papéis. Deverão organizar a vossa vida para poderem participar nos encontros promovidos por um Curso de Preparação para o Matrimónio (CPM) ou participar nos Encontros de Noivos que a paróquia vos indicar ou que algum movimento cristão organize.

Se aproveitarem as oportunidades que vos são proporcionadas para aprofundar a vossa consciência e fortalecer o vosso entusiasmo, viverão mais intensamente o acto importante que é a celebração do vosso Matrimónio.
É também por esta razão que deverão dirigir-se a uma das vossas paróquias para se informarem, com tempo, sobre estes encontros.

Para tratar de todos os assuntos relacionados com Matrimónios, deverão dirigir-se à Secretaria Paroquial, cujo horário de atendimento é o seguinte:

Horário de Funcionamento:

• 3ª Feira das 17h00 às 19h00
  • 5ª Feira das 17h00 às 19h00

Outros horários a marcar pelo telefone.

Telf. 217 221 351 - 217 221 350